terça-feira, 25 de março de 2014

Artes : Eugene Delacroix


Delacroix : Um simbolo do Romantismo

 

Ferdinand Victor Eugène Delacroix ,mais conhecido como Eugène Delacroix foi um importante pintor francês que dedicou-se a pintar na epoca do Romantismo ,nasceu em 26 de abril de 1798 , em Saint Maurice e morreu em 13 de agosto de 1863 ,em Paris, aos 65 anos.

Ele é considerado o mais importante representante do romantismo francês ,juntando inspirações de o refinamento de Veronese , a expressividade cromatica de Turner e a voluptuosidade de Rubens.

Delacroix se interessou também pelos temas políticos do momento, daí veio sua inspiração para pintar “A liberdade guiando o povo” sobre a Revolução de 1830 .

Em 1833, Delacroix foi contratado para decorar prédios públicos em Paris, tais como o palácio do rei. Nos seus últimos anos preferiu a solidão de seu ateliê.

 
 

A  Liberdade guiando o povo.
O cenário do quadro provavelmente foi a Ponte d ‘Arcole, já que foi o cenário da Revolução de 1830. No quadro a mulher significa liberdade está parcialmente nua, com os seios a mostra segurando a bandeira francesa e empunha uma arma moderna (um mosquete),ao lado da moça está um garoto totalmente vestido segurando duas armas ,da qual uma parece estar disparando , pessoas deitadas no chão aparentemente mortas , que são membros da guarda de elite do rei, um homem a esquerda parcialmente nu ,aparente morto também. Delacroix usa as cores da bandeira francesa de forma bem viva dando destaque a bandeira na mão da moça. Já nos mortos e as pessoas vivas ele usa um contraste de claro-escuro na roupa das pessoas, a roupa da moça é pintada de forma mais clara e usou a técnica de chiaroscuro com forte contraste de luz e sombra, e no fundo do quadro há uma imensa fumaça dos canhões que faz desaparecer a cor azul clara do céu.
“A liberdade guiando o povo” retrata a Revoluçao de 1830 , da qual o artista nao participou e se sentiu culpado ,entao pintou  este quadro.A imagem do quadro transmite a dramaticidade das pessoas aparentemente mortas , a moça,sendo a liberdade guiando seu povo, levando a bandeira francesa representa uma deusa clássica, sinônimo de virtude e eternidade. E o homem sem calças transmite a ausência de sua dignidade, a bandeira da Catedral de Notre Dame, que após a derrota na Revolução Francesa volta a ser utilizada nesta revolução, cheio de emoção, como se o povo reconquistasse o seu orgulho.
 
 
 
A Mulher com papagaio
A mulher está totalmente nua, parcialmente deitada em um sofá com uma coberta de cor neutra, tocando em um papagaio, usando jóias, ao fundo ele usa cores fortes, a figura faz uma composição diagonal, a luz reflete no corpo da mulher e faz um contraste claro-escuro entre a mulher e o papagaio.
A imagem transmite a solidão da mulher, ao estar sozinha com um papagaio, como se ele fosse o único a estar ao seu lado, o artista usa cores fortes nas cortinas (amarelo, azul e vermelho) que faz um contraste com o rosto dramatizado da mulher.

Redação 2


Desenvolva uma dissertação argumentativa sobre a seguinte questão: Por que a ética do período clássico grego é considerada racionalista? Justifique com exemplos das concepções éticas dos filósofos desse período. Seu texto deve conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas.
 

A ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana da sociedade e a racionalidade é a base lógica do consenso. O período clássico grego atinge a filosofia grega o apogeu do desenvolvimento. Então surgem os seus maiores pensadores, Sócrates, Platão e Aristóteles.

Sócrates não deixou nada escrito. O que dele sabemos foi-nos transmitido pelos seus discípulos Xenofonte e Platão, porem ele ficou conhecido pelo seu método socrático que consiste na base do dialogo. Nesses textos Sócrates, utilizando um discurso caracterizado pela maiêutica (Para fazer emergir a base de perguntas e resposta a verdade que está em cada um de nós) e pela ironia, levava o seu interlocutor a entrar em contradição, tentando depois levá-lo a chegar à conclusão de que o seu conhecimento é limitado.Portanto do Racionalismo Socrático não foi nada mais do que o uso da razão, a capacidade mental de se pensar, descobrir valores, fazer com que a sociedade pense por si mesmo e conheça novas coisas.

Platão, discípulo de Sócrates desenvolveu a Teoria das ideias, esta consiste que só é possível encontrar a verdade sobre as coisas ao se alcançar o mundo inteligível – tarefa que é iniciada por meio do reconhecimento do caráter ilusório e transitório do mundo acessível pelos sentidos. Para ele, a alma humana tem três partes: a parte racional (que busca o conhecimento), a parte irascível (na qual se produzem as emoções e que provocam o desejo de mandar) e a parte apetitiva (que busca o prazer das sensações). Uma pessoa somente pode realizar as melhores ações caso esteja sob a influência da parte racional da alma. Em outras palavras, a ação boa, justa, correta é consequência do uso da razão.

Aristóteles participou com duas grandes contribuições da teoria ética: a primeira é seu teleologismo, que encara a procura da felicidade como principal finalidade do homem e a outra é a concepção de virtude. Para ele a felicidade sem encontra na atividade racional e que a felicidade consiste na atividade da alma segundo a razão. Aristóteles desenvolveu também a ética do meio-termo em que todas as coisas, o meio-termo ora deve-se direcionar no sentido do excesso, ora da falta com a finalidade de se chegar mais facilmente ao que é correto e ao meio-termo.

Então, se conclui que a ética é considerada racionalista pelo fato dos filósofos clássicos gregos adotarem a razão como conhecimento transitório e que a capacidade de pensar e promover ações racionais e de plenitude da alma  indicam que o mundo esta sujeito a leis sendo que a ética é a busca pela virtude por meio do que é justo de acordo com a moral de cada sociedade em prol de um beneficio para todos.
 
FONTE : internet

sexta-feira, 21 de março de 2014

Sociologia : Resenha sobre o documentario "A doutrina do choque"


Resenha sobre o documentário "A doutrina do choque"
Baseado no documentário de Naomi Klein.
 
Milton Friedman por meio de sua “tese da doutrina de choque” mostrava a forma mais pura de um capitalismo desregulado em meio às crises de 1929 e 2008 que os Estados Unidos sofreu. Segundo Donald Rumsfeld ressalta a citação de que “Milton Friedman representa a encarnação da verdade de que as ideias tem consequências”. Em meio à crise de 1929, Friedman se opôs ao New Deal proposto pelo presidente Franklin Roosevelt, cujo objetivo era uma solução para a crise de superprodução dando emprego público, pois acreditava que o governo deveria regular a economia, porém a recessão durou até a segunda guerra mundial.

Friedman acreditava que a crise real tinha uma utilidade, pois só uma crise real ou perceptiva produz uma mudança real. A tese de Friedman de que o governo deixasse de prestar serviços e regular os mercados, faria a economia corrigir à si mesma.

O primeiro teste: “O Chile” foi durante a ditadura de Pinochet em 1973, cujo foram enviados os “Chicago boys” para o Chile onde imporam uma economia de choque que tinha como objetivo: eliminação dos impostos às importações,cortes nos gastos públicos,combate ao aumento dos preços e favorecer as vendas das estatais  como um verdadeiro tratamento de choque.

A economia de choque se espalhou por vários países com modelos de livre mercado, com destaque para a Inglaterra que na época tinha Margareth Thatcher como primeira ministra e nos Estados Unidos com o presidente Ronald Reagan que utilizavam uma política de controle de preços e de salários, privatização de estatais e divisas de riquezas diferenciadas favorecendo a elite em contrapartida a minoria que é representada pelos trabalhadores e foram os mais prejudicados na economia e política social.

Mais tarde a abertura da economia chegaria à extinta União Soviética com a presidência de Mikhail Gorbatchev e suas idéias: A glasnost e Perestroica, cujo objetivo era abrir o país economicamente e politicamente para a nova política neoliberal mantendo o comunismo e pregando sempre o discurso do bem estar social.

A invasão do Afeganistão e do Iraque atingiu não apenas um setor militar, mas sim toda a sociedade. O furacão Katrina, o tsunami e o 11 de setembro são considerados catástrofes e desastres que transformaram a economia e fortaleceram a reorganização do capitalismo que começou a identificar os pontos fracos preparando-se para resistir à próxima terapia de choque com as crises mundiais.

A terapia de choque é a maneira de fazer a sociedade acreditar por meio de estratégias de marketing, propaganda e falsidade de dados, tratando de demonstrar que o mercado livre é a única via para escapar da decadência econômica e da pobreza em massa. Mas o consenso tem que ser conquistado eleitoralmente, mesmo que isso possa chegar a diminuir o ritmo das “reformas”, sendo relevante não esquecer a incessante busca pelo poder e capital. Por outro lado, ela também traz todos os movimentos que ocorreram e que foram de encontro com tais ações, a fim de buscar uma humanização das ações.

Redaçao : Amor sem fim


Amor sem fim

Eu estava com meus pais e minha avó em casa, às sete horas da noite. Esse dia foi um muito triste, pois fazia alguns minutos que minha avó havia falecido. Horas depois começou a chegar amigos e familiares para nos confortar com palavras de consolo e abraços. Mas nada disso fazia com que eu me confortasse. Momentos depois seu corpo estava sendo levado para o carro fúnebre e eu olhava pela janela chorando por fora e gritando por dentro. E eu chorava desesperadamente cada vez que lembrava os momentos em que passei ao lado dela, até que em certo ponto tomei um remédio e dormi. Apaguei até o outro dia.

No dia seguinte assisti a um filme chamado “Um amor para recordar”, este belo filme de romance era surpreendente, mas fazia-me chorar, pois lembrava a minha avó falecida. A cada vez que assistia a esse filme eu me emocionava, chorava e gritava, até que um dia fiquei sem fala. Na hora do almoço sentei-me a mesa com meus pais e minha mãe disse belas palavras de conforto para mim e meu pai vendo minha expressão facial triste falou:

-Minha filha, a vida é como uma flor. Ela nasce ,cresce ,amadurece e depois morre. Li em um livro também uma frase sábia que diz “Não há sofrimento na terra que o céu não possa curar”. Agora ela esta no céu nos observando e tenho certeza de que ela não gostaria de ver você chorando.

Então respondi angustiada:

-Eu sei. Não é fácil esquecê-la, ela sempre esteve ao meu lado todos os dias desde quando nasci e agora ela se foi para sempre e isso é uma tristeza enorme, porém fico aliviada do seu sofrimento estar sanado. Sei que ela descansará em paz no céu.

Depois daquela conversa aprendi que não devemos sofrer, mas sim devemos ficar felizes pelos bons momentos vividos que ficarão eternizados na memória e ter aprendido com ela muitas coisas que levarei como lição para o resto da vida. Agora minha avó havia passado para uma nova etapa e devemos seguir em frente com a palavra superação todos os dias.

 

 

 

Biologia : Poriferos e Cnidários.

Diferenças entre o filo porífero e o filo cnidária.
 
Filo Porífero
Filo Cnidário
Sub-reino
Metazoa – Parazoa.
Metazoa – Eumetazoa.
Folheto embrionário
Não possuem.
Possuem, são diblásticos apresentando dois folhetos: ectoderme e endoderme.
Celoma
Acelomados.
Acelomados.
Fase embrionária
Desenvolvem-se até a blástula.
Desenvolvem-se até a gástrula.
Blastóporo
Não possuem.
Há presença de blastóporo dando origem a boca
Habitat
Marinho.
Marinho.
Modo de vida
Sésseis.
Sésseis e vida livre.
Digestão
Digestão intracelular. Não possuem boca. São filtradores, sendo a nutrição e trocas gasosas feitas por difusão.
Digestão extracelular e intracelular. Possuem boca. Fazem trocas gasosas por difusão.
Células totipotentes
Amebócitos.
Células intersticiais.
Defesa
Possuem espículas.
Células urticantes chamadas de cnidócitos.
Revestimento do corpo
Revestido externamente por células chamadas pinacócitos.
Revestido externamente pela epiderme, que se desenvolve a partir da ectoderme embrionária.
Reprodução
Sexuada e assexuada por brotamento e regeneração.
Sexuada e assexuada por brotamento e estrobilização
Características exclusivas
Assimetria na maioria das esponjas, mas possuem também simetria radial, são organismos invertebrados com o corpo sustentado por espículas ou fibras, não possuem tecidos e não possuem boca.Possuem poros.
Simetria radial, tubo digestivo incompleto, se reproduz por alternância de gerações, são diblásticos, possuem boca, possuem o sistema nervoso difuso e são seres protostomios.Possuem cnidócitos ,células de defesa.
 
 
 
 
 
 

 

Geografia atual : Dicas de reportagens do cenario internacional e nacional.


Separei uma lista de coletânea das reportagens do cenário internacional e nacional até o começo de março.
Assunto: Coletânea de assuntos político, econômico e social internacional e nacional.

Datas das reportagens:

A primavera Árabe ainda não disse sua ultima palavra

Por Hicham Ben Abdallah El Alaoui

Nota: Hicham Ben Abdallah El Alaoui é primo do rei do Marrocos, Mohammed VI, e pesquisador visitante do Center on Democracy, Development en the Rule of Laz, da Universidade de Stanford, Estados Unidos.

Data: 03 de Fevereiro de 2014

Golpe de estado suave

Por Luciano Wexell Severo

Nota: Professor efetivo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Data: 20 de fevereiro de 2014

Os censores e os celerados

Por Serge Halimi
 
Nota: Serge Halimi é o diretor de redação de Le Monde Diplomatique (França).
 
Data: 03 de fevereiro de 2014
 
Na Coréia do Norte, a economia na frente da política
 
Por Patrick Maurus
 
Nota: Professor do Institut National des Langues et Civilisations Orientales (Inalco) e autor de La Corée dans ses fables [A Coreia em suas fábulas], Actes Sud, Arles, 2010.
 
Data: 03 de fevereiro de 2014.
 
Os apaches de Istambul
 
Por Timour Mohidine
 
Nota: Professor do Institut National des Langues et Civilisations Orientales (Inalco), Paris
 
Data: 03 de fevereiro de 2014.
 
 
No Japão, audácia falsa, nacionalismo verdadeiro.
 
Por katsumata Makoto
Nota: Economista, professor da Universidade de Meiji Gakuin (Tóquio) e presidente do Centro de Estudos Internacionais para a Paz.
 
Data: 03 de fevereiro de 2014
 
 
União Europeia anuncia ajuda financeira à Ucrânia
 
Por: Bernd Riegert
 
Data: 24 de fevereiro de 2014
 
Começa transição para governo interino na Ucrânia
 
Por: Augusto Valente
 
Data: 23 de fevereiro de 2014
 
Governo do Egito renuncia
 
Por: Rafael Plaisant
 
Data: 24 de fevereiro de 2014
 
Ataque a ônibus mata turistas na Península do Sinai
 
Por: Roberto Crescenti
 
Data: 16 de fevereiro de 2014
 
G20 estabelece em Sydney metas de maior crescimento
 
Por: Mariana Santos
 
Data: 23 de fevereiro de 2013
 
Estudantes vão às ruas em busca de um futuro melhor
 
Por: Mariana Santos
 
Data: 23 de fevereiro de 2014
 
Crise na Venezuela divide América Latina
 
Por: Rafael Plaisant
Data: 19 de fevereiro de 2014
 
Economia da Ucrânia está à beira do colapso
 
Por: Alexandre Schossler
 
Data: 24 de fevereiro de 2014
 
 Dupla explosão em Beirute volta a visar o Hezzbolah
 
Por: Maria João Guimarães
 
Data: 19 de fevereiro de 2014
 
 

EUA estão a preparar plano alternativo de retirada total do Afeganistão, avisa Obama

Por: Rita Siza
 
Data: 25 de fevereiro de 2014
 

China critica relatório da ONU sobre as violações dos direitos humanos na Coreia do Norte

Por : Rita Siza

Data: 19 de fevereiro de 2014


Produção de petróleo no Brasil cai 2,7% em janeiro, diz ANP.

Por: Autor não identificado

Data: 07 de março de 2014

Livro Branco: o Itamaraty está mudado?

Por: Camila Asano e Laura Waisbich

Nota: Respectivamente, coordenadora e assessora do Programa de Política Externa e Direitos Humanos da Conectas Direitos Humanos.

Data: 03 de fevereiro de 2014

 

O que está em disputa?

Por: Silvio Caccia Bava

Nota: Diretor e editor-chefe do Le Monde Diplomatique Brasil

Data: 06 de março de 2014

As novas condições de desenvolvimento

Por: Luiz Gonzaga Belluzzo

Data: 06 de março de 2014

Dilma diz que UE e Mercosul nunca estiveram tão perto de livre-comércio

Por: Luisa Frey

Data: 24 de fevereiro de 2014

Parlamento russo apoia referendo na Crimeia

Por: Rafael Plaisant

Data: 07 de março de 2014

EUA e UE pressionam por diálogo entre Rússia e Ucrânia

Por: Rafael Plaisant

Data: 05 de março de 2014

Os paises da UE aprovam o descongelamento das relaçoes com Cuba

Por : Lucia Abelan

Data: 10 de fevereiro de 2014

Bibliografia

Le monde diplomatique





 

Deutsche Welle




 

El Pais