A Filosofia não tende a se
contentar com uma única resposta. No entanto, existe uma verdade que a
conceitua como a ciência das primeiras causas ou das razões ultimas
,tratando-se mais de uma orientação perene para a verdade ultima do que a posse
de uma verdade plena.
A busca incessante de
sentido, em que estejam situados o homem e o cosmos, faz com que a filosofia
esteja sempre à procura de perguntas e respostas para determinado assunto com o
objetivo de alcançar verdades gerais. Além disso, ao atingir uma verdade que
tem a possibilidade de não reduzir uma verdade às outras, é alcançado um
principio ou um pressuposto. Aliás, a problemática filosófica está na busca
pela certeza e universalidade dos princípios, porém, o que a impede de alcançar
é o fato de que, ao longo do tempo, as teorias, sistemas, posições pessoais e
perspectivas mudam constantemente.
O problema dos pressupostos
é a distinção entre ciência positiva e filosofia. A ciência positiva parte de
um ou mais pressupostos para a elaboração de algo e a Filosofia é a crítica dos
pressupostos, buscando as evidencias que se põem e não se pressupõem.
A atividade filosófica pode
estar em conhecimento vulgar e cientifico. Esta atividade está entrelaçada com
o conhecimento de algo que supomos ou pré supomos que envolve o sujeito
(cognoscente) e o objeto (cognoscível). O conhecimento vulgar é o saber do
senso comum, do cotidiano e é o que adquirimos ao longo do tempo por meio de
crenças e o conhecimento cientifico parte da ordenação de crítica ao seu
processo e baseia-se na constatação de fatos para explicar, por meio da razão,
um determinado fato que está sendo observado.
A estrutura do conhecimento
constitui tipos, leis e princípios. A tipologia abrange todos os tipos de
ciências e se adapta a categorização do saber cientifico. Além disso, as
ciências trabalham com leis, que são normas ou regras. E os princípios
consistem em natureza moral e natureza de ordem lógica, tratando-se de verdades
ou juízos fundamentais.
A gnoseologia (Teoria do
conhecimento) confere problemas relativo ao conhecimento do objeto .Diante
disso , as doutrinas existentes explicam os fatos.O dogmatismo é uma doutrina
pré fixada em afirmar a possibilidade de conhecer as verdades universais do ser
e da conduta.Uma vertente é o dogmatismo jurídico que envolve afirmação de
determinado assunto como cognoscível.A doutrina cética é uma atitude dubitável
e no campo do direito duvida-se da validade lógica da jurisprudência ,assim
como algo que a legitime deontologicamente.O relativismo explica que toda
verdade é relativa e afirma a possibilidade de conhecimento parcial ,porém
suscetível a duvidas.E o pragmatismo é o conhecimento que apenas será útil se
for pratico e assume inclinações culturais como utilidade maior ou menor para o
ser humano.
Desse modo, a atitude
filosófica consiste em diversos conhecimentos relativos ao homem. Além disso,
as doutrinas sobre a teoria do conhecimento consistem na problemática do
sujeito que conhece e as atitudes diante do objeto conhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário