segunda-feira, 26 de maio de 2014

O lado ruim de Belo Monte !!!









Desde a implementação de seu projeto Belo Monte vem sendo alvo de criticas severas de ambientalistas e biólogos. Isso acontece porque a construção da usina, localizada no Rio Xingu mostra-se cada vez mais inviável, tanto por motivos sociais e ambientais. São muitos prejuízos causados à população e ao meio ambiente.

Apesar de a construção da usina hidrelétrica trazer alguns benefícios, tais como a geração de emprego e o desenvolvimento econômico na região e no país, a usina também traz muitos prejuízos. No caso, ocorrerá a desapropriação de 20 mil pessoas de suas habitações. A população ribeirinha e os índios terão que deslocar-se de suas áreas em que tiram os alimentos para sua sobrevivência, tais como a pratica da pesca, que é uma das principais atividades econômicas e ainda prejudicará a tradição cultural dos mesmos que vivem na região há mais de 20 anos.

Outro fator afetado será o meio ambiente, de forma irreversível. Segundo o relatório de impacto ambiental da obra realizado pelo IBAMA a formação dos reservatórios da usina irão causar a perda e a modificação da fauna e flora, além de inundação permanente em algumas áreas, o que irá dificultar a sobrevivência de alguns animais na região.

Desse modo, são muitos os fatores que dificultam a construção da usina de Belo Monte considerando os prejuízos causados pelo mesmo. É necessária a intervenção governamental por meio políticas publicas a fim de ajudar a conservação de áreas próximas à usina e incentivar outras formas de geração de energia que agridam menos o meio ambiente como a energia solar.


Desigualdade sem limite

            




É época de Copa 2014 no Brasil e tudo parece lindo e maravilhoso , mas quem dera que fosse assim todos os anos e no mais todos os dias,horas,minutos,segundos...,pois a copa é temporária e a desigualdade não.

A taça da Copa veio fazer uma breve visitinha aqui em Belém.Gastei vinte reais pra conseguir dois ingressos pra ver a bendita taça.Chegando lá ,passei uma hora esperando na fila e me deparei com uma situação antiga que ocorre há muito tempo aqui no Brasil e no mundo, a desigualdade social, e dessa vez percebi que além de que ela existe , ela é sem limite.

Estive em pé por uma hora e reparei os movimentos de cada pessoa , seja ela rica ou pobre, todas estavam ansiosas para ver a taça de ouro.Lindo né ? Porém não é bem assim que funciona. Parece historinha de criança ,mas eu vi que é nesses momentos que todos se unem com um único objetivo: O Brasil tem que ganhar a Copa . Fico imaginando todo mundo feliz lá no estadio na hora do jogo do Brasil ,porém,é somente nesse momento que isso acontece. Depois , quando o sonho acabar voltamos ao pesadelo de sempre , como disse Martin Luther King : "Foi apenas um sonho" . Isso mesmo , um sonho que acaba pouco depois de dois meses e apenas é esse mesmo sonho que volta daqui a quatro anos , mesmo que a Copa não seja sediada no Brasil.

...Continuando a reflexão , o que percebi na hora em que estava parada morrendo de calor e rezando para que não chovesse naquele momento, pois não queria ver o alvoroço que iria acontecer. Não mesmo. Percebi que os ricos olham com desprezo o que eles consideram de classe menos favorecidas e percebi também o quanto esta classe é discriminada por a chamada classe alta do Brasil devido ao fato de que essas pessoas não podem ter a mesma aquisição que eles . A conclusão é que ,não tão cedo esse problema irá acabar ,mas espero que lutemos cada dia mais para que esse pesadelo se minimize em esfera global.

E pra fechar com chave de ouro , advinha só o que aconteceu um pouco mais tarde de eu ter visto a taça . Adivinhem? Uma manifestação , isso mesmo.Rapidamente tiraram a taça de onde ela estava localizada e começou uma manifestação básica.Mas enfim, nada que não possa ser resolvido.